Suculentas: Perfeitas pra quem não tem muito tempo para cuidar das plantas

postado em: Plantas e Flores | 0

Originárias em sua maioria de ambientes desérticos, onde predominam o clima árido e as altas temperaturas, as suculentas desenvolveram características especiais para se adaptar. Algumas têm uma espécie de “pelo” nas folhas, outras uma camada de cera, em ambas a cobertura previne a perda de água armazenada nas folhas, caules, ou ainda nos troncos e raízes.

Quadro de suculentas
Quadro de suculentas da nossa loja

A capacidade de armazenar água e a grande resistência fazem com que essas plantinhas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas.

A  suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo úmido. No vaso de plástico o aproveitamento do adubo colocados no solo, principalmente os NPK, é maior, pois as plantas terão maior capacidade de absorção.

Para que fiquem sempre saudáveis e bonitas, use um substrato bem drenado – uma parte de terra e duas partes de areia. Mas tenha cuidado para não adubar excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças. Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.

As regas devem ser cuidadosas, geralmente uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Mas, se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, ou se caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua as regas. E mais, não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas.

Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, têm sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base.

Veja algumas ideias para você se inspirar e usar suculentas na decoração.

Terrarios
Terrários: Basta um pote de vidro e algumas pedras

b8fa79ad958f2ec1298dce58f868934c0

gaiola com suculentas
Veja que lindas ficam numa gaiola
centro de mesa com suculentas
Ou então em potes num centro de mesa ou compondo uma bandeja

b7e83889628d98ea906208da34ca3989a

suculentas em embalagens vazias
Ou então usando latas de produtos ou louças antigas

bkitchen_succulents7.png

Fotos: Pinterest

Deixe um comentário